Schuster Coleção 2017/2018: Mesa Lateral Colmeia

Publicado em 20/12/2017

Devido ao fato de ser um dos mais antigos materiais de construção empregados pelo homem, a madeira chegou a ser equiparada à ideia de primeira e mais importante matéria-prima. Até os dias de hoje, ela mantém uma carga simbólica que se relaciona às noções de força vital, de proteção e de maternidade.



A Mesa Lateral Colmeia, que integra a Coleção Schuster 2017/2018, tem como principal matéria-prima as lâminas de madeira. Na contramão de uma tendência de produção homogeneizada, esta peça desafia as técnicas de construção de sistemas estruturais em madeira e o resultado é uma utilização inusitada da matéria. Assim, à carga simbólica de vitalidade, já trazida pela madeira, são adicionados os traços da criatividade e da ousadia.



A assinatura da peça é da grife carioca Lattoog, uma espécie de palavra-valise resultante da fusão dos sobrenomes dos designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog. Nas criações da dupla, também se projeta uma dualidade: a objetividade da tecnologia de ponta convive lado a lado com a intuição poética que caracteriza os objetos artísticos. É o que também acontece na Mesa Colmeia.



 O modus operandi do desafio



Um monólito de madeira em formato circular repousa sobre um pódio de lâminas de madeira entrelaçadas e torcidas, que resultam numa estrutura vazada. Assim poderíamos descrever a Mesa Colmeia. Essa descrição objetiva talvez não deixe entrever o trabalho desafiador que está por detrás da concepção da peça. De fato, o móvel vem como resultado de inúmeras experiências com técnicas de “tramar” ou torcer a madeira. Graças à sólida experiência da Schuster no trabalho com essa matéria-prima, o resultado final permitiu alcançar a dupla curvatura que existe na estrutura do pódio, mas sem que fossem comprometidas a eficiência e a qualidade da produção. Podemos, então, afirmar que a Mesa Colmeia segue o modus operandi do desafio.



Desse desafio, resulta a mimetização da geometria da natureza na peça. O nome “colmeia” faz referência à estrutura das colônias de abelhas, que é reproduzida no formato específico da estrutura vazada do móvel. Desse modo, é possível estabelecer uma analogia: assim como na natureza a colmeia emprega técnicas de construção sofisticadas, também esta mesa criada pelo homem faz uso de experiências desafiadoras na sua construção.



Essa inspiração biomimética alimenta o repertório de sentidos da peça com as características que relacionamos imediatamente à colmeia, como as de colaboração, disciplina, organização e dinâmica. As próprias lâminas sinuosas ajudam a associar a Mesa Colmeia a elementos orgânicos e criam a sensação de dinamicidade e movimento. São todas escolhas que valorizam o móvel.



Funcional e versátil



Apesar de ocupar uma posição marginal nos ambientes da casa, as mesas laterais não devem ser esquecidas, uma vez que podem assumir um papel importante na decoração se soubermos aproveitar o seu potencial que oferecem. Além disso, elas são extremamente funcionais, podendo ser o espaço para abrigar luminárias, porta-retratos ou livros, ou ainda outros objetos a que se deseja ter acesso rápido.



A Mesa Lateral Colmeia possui um tampo com diâmetro de até cerca de 60cm, suficientemente espaçoso para este tipo de peça. Assim, em cômodos menores, ela pode inclusive substituir a mesa de centro. Ideal para ambientes como a sala de estar e o quarto, a altura de 56cm se adapta perfeitamente à dos móveis desses espaços, como o sofá e a cama.



Todas as escolhas aqui apontadas valorizam a Mesa Lateral Colmeia e fazem dela um móvel criativo, versátil e funcional – uma peça que abrilhanta a nossa Coleção.



 



Equipe Schuster Móveis e Design.


Veja também