Schuster Coleção 2017/2018: Luminária Catavento

Publicado em 12/09/2017

O antigo e singelo catavento, feito de pedaços de madeira e outros materiais leves, foi sendo substituído por versões tecnológicas ao longo tempo. Como era antigamente, ele existe hoje apenas em raros casos, em sítios ou em algumas casas de interior. Muito raro nos centros urbanos, o catavento é usado para diversão em brincadeiras, em que crianças e mesmo adultos contemplam com alegria a sua forma eletrizante de girar ao sabor do vento, nos muros das casas.



Retomando toda essa poeticidade, a Luminária Catavento retrata a criatividade e a simplicidade de um objeto clássico do nosso imaginário. A peça, projetada pela Em2 Design, propõe a captação de luz como menção à captação de energia eólica do catavento primitivo.



Constituída de um desenho inovador e de um mix de materiais, como a madeira natural, o metal latão e a eletricidade de lâmpada LED, a Luminária Catavento associa-se aos três elementos da natureza: ar, fogo e terra.



Ocupando um lugar importante na Coleção Schuster 2017/2018, a peça é capaz de modernizar ambientes internos ao mesmo tempo em que desperta memórias da infância. Esse é, sem dúvida, um rico sentimento que emana da composição curiosa e inovadora dos autores Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz, da Em2 Design, para quem criar é um processo de apreender aspectos culturais, formas e tecnologias, perpassadas por uma visão singular de peças do cotidiano, como se pode notar nas demais peças da dupla produzidas pela Schuster.



O charme e a funcionalidade da Luminária



Uma boa iluminação cria ambientes bonitos e aconchegantes. As luminárias, de forma geral, são destinadas para decorar e clarear ambientes específicos, criando espaços intimistas e tranquilos. Quartos e salas de estar, por exemplo, são excelentes locais para instalação dessas peças.



O desenho da Catavento, com o apurado acabamento em madeiras Jequitibá, Garapeira e Louro Schuster, ocupa perfeitamente ambientes sofisticados e mobiliados com peças em estilo mais clássico. Devido à sua estrutura, com base arredondada e haste vertical atravessada por outras duas hastes laterais, a peça pode ser perfeitamente usada em mesas de canto, mesas laterais de sofá ou escrivaninhas.



 As luminárias de mesa criam pontos de luz indireta de diversas formas. Isso significa que elas podem ser transportadas para qualquer lugar que se deseje decorar e iluminar. Nisto, residem o charme e a funcionalidade da Luminária Catavento, leve e compacta.



Luminárias com luzes difusas, como é o caso da nossa peça, favorecem um clima aconchegante, pois pode misturar-se à luz  que provém do teto ou substitui-la, quando se opta por uma claridade mais baixa no local.



Imagem: Schuster



A Luminária Catavento tem sua fonte de luz vinda de uma das pontas laterais, em forma de círculo. Em cada ponta lateral, há um círculo bipartido com detalhes frontais, em que a frente de um coincide com as costas do outro, numa proposta artesanal e, ao mesmo tempo, muito requintada.



Além da iluminação, a Catavento é uma excepcional peça de decoração que, além de salas e quartos, harmoniza-se distintamente em mesas de estudos e de escritórios.




Veja também