Schuster Coleção 2017/2018: Cadeira Adria

Publicado em 24/10/2017

A Cadeira Adria é uma das 20 peças assinadas por Bernardo Senna para a Schuster. Aliando equilíbrio e versatilidade, a peça destaca-se na Coleção 2017/2018 pelo conforto e pela geometria clara, de uma beleza discreta e sofisticada.



Bernardo Senna é formado em Desenho Industrial e possui larga experiência em projetos de mobiliário, pelos quais já recebeu diversos prêmios e menções honrosas. Em suas criações, Senna privilegia o elemento surpresa e procura apresentar releituras de objetos comuns, que instiguem a curiosidade e estimulem as pessoas a uma reflexão sobre o seu próprio cotidiano. Com frequência, os projetos do designer carioca exploram usos inovadores de diferentes materiais e tecnologias.



A cadeira Adria



A cadeira Adria da Coleção Schuster 2017/2018 foi assim batizada como homenagem à pequena comuna italiana de Adria. Circundada por dois rios, a cidade localiza-se em Vêneto, região famosa pelos seus sofisticados vinhos. Em sua origem etimológica, o vocábulo “adria” também faz referência à água e ao mar. Este é o mote que se reflete na concepção das linhas retas e fluídas da Cadeira Adria, cuja estrutura e encaixe evocam também os canais fluviais conjugados à grade retilínea das ruas da comuna italiana.



Como a Schuster adota um processo de fabricação artesanal único, a Cadeira pôde ser desenvolvida por meio da técnica da madeira conformada. Por um lado, parte-se uma estrutura tradicional; por outro, o desenho dos arcos nas pernas e o prolongamento dos encostos agregam elementos distintos e inusitados à peça e definem a assinatura única da Cadeira Adria. Trata-se dos tais “elementos-surpresa”, que são característicos das peças de Bernardo Senna.



Outro aspecto a ser destacado é a qualidade dos materiais selecionados. Os acabamentos estão disponíveis em lâminas de madeira moldada e nas madeiras maciças Jequitibá e Catuaba. A Jequitibá, nativa da mata atlântica brasileira, é uma madeira ligeiramente mais densa, macia e de grande durabilidade. Já a Catuaba, nativa da flora brasileira, é uma madeira leve e macia, de dureza e densidade médias, com excelente acabamento. O assento e o encosto da Cadeira Adria são estofados e estão disponíveis em todas as opções de tecidos e couros.



Versatilidade e conforto



A cadeira, sem dúvida, integra a seleta categoria dos itens de mobiliário que são imprescindíveis.



De fato, é difícil conceber uma casa que não tenha cadeiras. Apesar de comumente vista como um simples e rotineiro objeto, a cadeira também representa um desafio único à criatividade no design e na escolha dos materiais, resultando em uma grande variedade de tamanhos e formatos, que se adéquam aos mais variados ambientes de uma casa ou escritório – o que se pode claramente perceber nos outros inúmeros modelos de cadeiras que a Schuster tem disponíveis no momento.



A Cadeira Adria dá expressão a essa versatilidade que caracteriza este tipo móvel. Ela pode ser usada tanto como cadeira para a sua mesa de jantar, quanto como para a sala estar, substituindo uma pequena poltrona. A altura do assento, de 45 cm, torna-a adequada para a maior parte das mesas projetadas para salas de jantar.



Leve e ergonômica, a peça proporciona muito conforto, ideal para, por exemplo, ser colocada ao lado do sofá, complementando o mobiliário da sala de estar.  Além disso, o já referido prolongamento dos braços torna a Cadeira Adria uma aposta funcional também para ambientes corporativos e restaurantes, podendo confortavelmente acomodar as bolsas femininas durante uma refeição ou uma reunião de negócios.


Veja também