Schuster Coleção 2017/2018: Mesa de Centro Alvorada

Publicado em 06/11/2017

Móvel em torno do qual todos se reúnem, a mesa é símbolo da refeição comunitária, da convivência e da união entre as pessoas. Além disso, trata-se de uma peça que marca presença obrigatória em diversos ambientes da casa, da cozinha à sala de estar. A Coleção Schuster 2017/2018 conta ao todo com oito mesas, entre mesas de jantar, de hall, laterais e de centro. Hoje, damos destaque à bela Mesa de Centro Alvorada, da autoria da designer paulistana Fernanda Brunoro.



Fernanda assina ao todo cerca de 40 peças para o catálogo da Schuster, fruto de uma colaboração que se estende há vários anos. Criações da designer ganharam destaque recentemente aqui no blog, como a Mesa de Jantar Viko e o Buffet Duplicado. Essas peças evidenciam uma preocupação com a função, o bem-estar, o conforto e a sustentabilidade. São criações que transmitem uma simplicidade elegante e mostram muita atenção a todos os detalhes.



A Mesa de Centro Alvorada, com sua mistura de formas retas e curvilíneas, é também exemplo de sofisticação, leveza e funcionalidade.  Além disso, como veremos, o desenho desta peça constitui uma homenagem à melhor arquitetura brasileira.



Brasilidade e leveza



A Mesa de Centro Alvorada constitui uma releitura repleta de brasilidade de uma peça que possui longa tradição no mercado mobiliário.



De fato, as mesas de centro estão presentes na decoração desde há milhares de anos, havendo registros delas ainda na Grécia antiga. Já a “brasilidade” reside em traços que evocam criações importantes da arquitetura brasileira, como as obras de Oscar Niemeyer. A base curvilínea da Mesa de Centro Alvorada faz lembrar as famosas colunas externas do Palácio da Alvorada, uma das mais célebres criações do arquiteto carioca. Por vezes comparadas às cariátides gregas, essas colunas remetem às redes estendidas nas varandas dos casarões das fazendas coloniais brasileiras. Para além disso, a configuração horizontal da Mesa de Centro Alvorada evoca as planícies do cerrado do nosso país e simultaneamente replica na peça a estrutura externa do célebre Palácio projetado por Niemeyer.



Essa configuração horizontal, com traços retilíneos simples, aliada ao tampo de vidro, também afilia esta criação de Fernanda Brunoro ao signo da leveza. O nome “alvorada”, que significa “nascer do Sol”, confirma essa característica, remetendo à luz, à claridade e ao etéreo.



Atenção ao detalhe e funcionalidade



Mesa de Centro Alvorada é produzida em lacas e em lâmina de madeira, além do metal laminado, que integra a base curvilínea. O tampo de vidro é outro atrativo da peça. O vidro vem ganhando cada vez mais espaço na decoração. Além da beleza e da delicadeza que imprime aos espaços, trata-se de um material resistente e fácil de limpar.



A estrutura da Mesa de Centro Alvorada também amplia o espaço disponível para abrigar objetos diversos, criando um nicho extra para além do tampo de vidro. Assim, durante um jantar entre amigos, a Mesa pode apoiar bandejas e bebidas e simultaneamente, no nicho inferior, objetos de decoração, como velas e pequenas esculturas.



A altura, de 33 centímetros, é a ideal para este tipo de peça, uma vez que a maior parte dos sofás, cadeiras e poltronas possui cerca de 40 centímetros de altura no assento. Desse modo, pode-se apoiar com facilidade um copo, um livro ou outros objetos.



Todas essas escolhas indicam a minuciosa atenção ao detalhe a que aludimos inicialmente. Além disso, elas fazem desta peça de Fernanda Brunoro um móvel extremamente funcional e uma excelente escolha para a sua sala de estar.


Veja também