Schuster Coleção 2017/2018: Cadeira Camafeu

Publicado em 13/11/2017

Principal matéria-prima da Schuster, a madeira é uma das fortes tendências no design moveleiro em 2017.



Cadeira Camafeu, que integra a Coleção Schuster 2017/2018, é exemplo disso.  Produzida em madeira maciça trabalhada de forma orgânica, a peça integra a Linha Camafeu juntamente com uma mesa de centro e uma poltrona com o mesmo nome. O design leva a assinatura da arquiteta gaúcha Rejane Carvalho Leite.



Rejane, que vem assinando, há bastante tempo, cerca de 100 peças para a Schuster, afirma que a inspiração para as suas criações vem das artes em geral – literatura, arquitetura, música, artes plásticas e cinema. O resultado são peças extremamente inventivas, que indicam uma intensa busca por caminhos alternativos àqueles já traçados. 



Uma reinvenção da geometria do camafeu



Cadeira Camafeu remete à pedra semipreciosa do mesmo nome. Trata-se de um material muito utilizado para pingentes na joalheria, possuindo duas camadas, numa das quais se esculpe uma figura de alto-relevo.



Com seu espaldar de formato redondo, a Cadeira de Rejane remete à geometria do camafeu e constitui uma releitura dessa joia em forma de madeira.  Esse espaldar possui ainda uma borda em madeira maciça e o espaço interno preenchido em palha de ratam, evocando a dupla camada dos pingentes de camafeu.



A palha de ratam é resultado da fibra de uma palmeira originária da Ásia e da Oceania – um material maleável e extremamente resistente. A sua extração é sustentável, uma vez que essa árvore tem um crescimento muito rápido, em média de quatro a seis anos. Além disso, como se trata de uma palmeira trepadeira, que se enrola e sobe nas outras árvores, a sua retirada periódica é inclusive beneficial para a floresta. Na Cadeira Camafeu, o ratam pode acompanhar o acabamento e o tingimento da madeira escolhida para a peça.



Cadeira Camafeu: natureza, versatilidade e conforto



As fibras evocam a natureza, que é outra das tendências no design moveleiro deste ano. A agitação da vida nas grandes cidades tem despertado nas pessoas a necessidade de um retorno ao domínio da natureza e nos ambientes internos nota-se cada vez mais a influência de matérias-primas e de processos naturais. Assim, a Cadeira Camafeu proporciona um contraste interessante em relação a certos móveis contemporâneos, que muitas vezes recorrem a processos tecnológicos rebuscados ou assumem uma pegada mais minimalista.



Desse modo, esta peça de Rejane pode figurar em diversos ambientes decorativos. De fato, a Cadeira Camafeu tanto pode proporcionar harmonia em um ambiente mais clássico ou com elementos que evocam a natureza, como em um espaço mais moderno. Vale lembrar que a mescla de diferentes tipos de materiais e texturas é precisamente uma das características do estilo contemporâneo. Além dessa versatilidade, há também o conforto. Apresentando uma leve curvatura, o assento da cadeira foi projetado para um sentar mais cômodo e ergonômico.



As várias escolhas de Rejane para esta peça evocam toda a delicadeza de uma peça de joalheira, proporcionando aos ambientes uma estética versátil, antenada com as várias tendências do design atual.



Equipe Schuster Móveis & Design.


Veja também