Schuster Coleção 2017/2018: Mesa de Jantar Arestas
Publicado em 27/11/2017
Fruto de mais de 50 anos de história no ramo da marcenaria de alto padrão, a Schuster faz da madeira um verdadeiro laboratório da forma. Torcida, torneada, desbastada ou moldada, a madeira ganha os contornos dos móveis que habitamos e que intermediam ações tão essenciais quanto as de sentar, conviver, deitar ou dispor objetos.
A Mesa de Jantar Arestas, da Coleção Schuster 2017/2018, leva a assinatura do premiado arquiteto Leandro Garcia e é exemplo de um uso primoroso das qualidades da madeira aplicadas ao design. O resultado é um móvel resistente, à prova do tempo, de traços simples e sofisticados.
Leandro está à frente de um dos 20 melhores estúdios de arquitetura em ascensão no mundo, segundo a revista norte-americana Wallpaper (2016), e colabora com a Schuster desde 2013. Em suas criações, ele procura descartar do desenho todos os elementos superficiais, excessivos ou desnecessários. Simplicidade, sofisticação e atemporalidade tornam-se, assim, atributos indispensáveis para definir o trabalho do arquiteto. Esses são também os traços marcantes presentes na Mesa Arestas.
A condição de ser simples
“Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. Não é preciso muito para ser muito”, afirmou a arquiteta Lina Bo Bardi. A Mesa de Jantar Arestas parece querer nos dizer algo semelhante. O seu traçado ortogonal e a estrutura vazada recriam a mesa tradicional por meio de uma depuração da forma. A peça conduz-nos, assim, ao domínio da segurança e da familiaridade, fazendo isso por via do rigor e da sofisticação.
O nome “arestas” dá destaque à geometria da mesa e convida-nos a considerá-la com especial atenção. Essa designação também opera um movimento de valorização do que é essencial, uma vez que, sem a interseção dos planos, a que o termo “arestas” faz referência, não haveria a própria forma “mesa”. As arestas ganham, assim, estatuto de nome, como se o designer quisesse chamar a nossa atenção para o que há de constitutivo na unidade e na sustentação da geometria do móvel.
Os materiais da Mesa de Jantar Arestas
Os materiais utilizados na Mesa de Jantar Arestas são a madeira, o MDF e o metal. Os acabamentos seguem na madeira e em lacas, evidenciando o refinamento e a modernidade na estrutura do móvel. O tradicional e também simples formato oblongo (aquele que possui mais comprimento do que largura) otimiza o espaço da peça, que pode ter até 3 metros de cumprimento. Este tipo de mesa é atemporal, perfeito para os cantos ou para ficar em frente a janelas, adequando-se com versatilidade ao formato da maior parte das salas de jantar.
A simplicidade, a leveza e a atemporalidade que estão presentes em vários aspectos da Mesa de Jantar Arestas são precisamente o que dá destaque à peça entre as demais mesas da Coleção Schuster 2017/2018. Aqui, a “condição de ser simples” pode ser lida como uma possível resposta ao pesadume do mundo e à complexidade que caracteriza a vida nos dias de hoje. É uma resposta muito bem-vinda.
Equipe Schuster.