Schuster Coleção 2017/2018: Mancebo Dix
Publicado em 11/12/2017
“Na arte e na ciência pura, os detalhes são tudo”, afirmava o escritor russo Vladimir Nabokov. Para ele, os detalhes estavam longe de ser coisas acessórias; pelo contrário, as pequenas coisas constituíam, para ele, parte essencial das mais importantes atividades humanas. “Acariciem os detalhes, eles são divinos” era o que sempre recomendava o escritor.
A fala de Nabokov pode ser perfeitamente aplicada no contexto da decoração de uma casa, uma vez que os detalhes têm o poder de mudar completamente um determinado ambiente. São eles que ajudam a demarcar a diferença entre uma casa e um lar, deixando os espaços mais aconchegantes e com a “nossa cara”. Enquanto a casa é um mero espaço físico, o lar é onde nos sentimos acolhidos, onde podemos projetar os nossos gostos e preferências. São precisamente os detalhes que denotam o grau de esforço e atenção que empregamos ao nosso lar, espaço onde passamos tanto do nosso tempo.
Os detalhes podem estar numa textura, no modo de disposição dos objetos, no posicionamento de um quadro ou na escolha de certos móveis e acessórios que erroneamente são encarados como secundários. A verdade é que, quando se trata do lar, a fronteira entre o que é essencial e inessencial deve ser desfeita. Na decoração, não há nada tão coadjuvante que possa ser desconsiderado, pois tudo possui seu próprio grau de importância.
Hoje damos destaque ao Mancebo Dix, uma peça que é comumente inserida na categoria dos detalhes, mas que se revela muito importante para a organização de uma casa, por exemplo. Integrando a Coleção Schuster 2017/2018, este móvel é assinado pela dupla de designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog, integrantes da premiada grife carioca Lattoog.
O Mancebo Dix e a importância dos detalhes
Em qualquer ambiente, ter tudo em ordem é algo muito desafiador. Por isso, é essencial contar com objetos que nos ajudem a organizar itens que costumamos deixar semeados pela casa, tais como bolsas, chapéus, bonés, casacos, sapatos, jóias, roupões etc. Os mancebos foram criados com essa finalidade, ajudando a conquistar um ambiente mais clean e a concentrar em um só lugar as coisas que de outro modo ficariam espalhadas.
Contudo, o mancebo não é apenas uma peça de suporte, funcional. Ela pode ser também um grande objeto decorativo, que agrega charme e sofisticação ao ambiente e que deve estar em harmonia com os demais móveis da casa. É este o caso do Mancebo Dix. Com um desenho distinto e elegante, traços que já são característicos da Lattoog, ele transita entre as categorias dos móveis puramente funcionais e dos móveis decorativos. Produzido em madeira maciça, está disponível em todos os acabamentos, à exceção de Pinnus. Além de contar com o tradicional espaço para pendurar casacos, bolsas e chapéus, a peça também possui um nicho especialmente projetado para sapatos, o que sem dúvida é outro diferencial deste móvel. Esse nicho bastante espaçoso, com mais de meio metro de largura, é produzido em metal inox ou latão.
Assim, o Mancebo Dix procura maximizar os aspectos funcionais dos cabideiros, aliando-os à leveza e à elegância que a combinação da madeira e do metal proporcionam aos ambientes. Uma peça que não pode faltar numa casa moderna e organizada. De fato, na arte, na ciência pura e – podemos acrescentar – na decoração de interiores, os detalhes são tudo.