Schuster Coleção 2017/2018: Mesa de Centro Cristal
Publicado em 13/12/2017
Em sua obra “Memória Coletiva”, Maurice Halbwachs perguntou-se: “Por que nos apegamos aos objetos? Por que desejamos que eles não mudem e continuem em nossa companhia?” A resposta encontrada por ele estava relacionado ao fato de que o ambiente material que nos cerca carrega ao mesmo tempo a nossa marca e a dos outros.
Assim, a nossa casa, os nossos móveis e a maneira como são arrumados, todo o arranjo das peças em que vivemos, fazem-nos lembrar da nossa família e das outras pessoas queridas que vemos com frequência nesse ambiente. Por outras palavras, é como se nos cercássemos de objetos queridos para experimentarmos uma agradável e reconfortante sensação de segurança, por meio das lembranças constantes a que esses objetos nos remetem.
Por refletirem a essência das vidas que habitam os espaços, os móveis são tão importantes na decoração de uma casa e ultrapassam o mero valor utilitário. Na Coleção Schuster 2017/2018, há algumas peças especialmente dotadas da capacidade de conduzir-nos de imediato a esse domínio da segurança e da familiaridade. São móveis de um desenho clássico, simples e atemporal, que se harmonizam com qualquer ambiente e são por esse motivo uma escolha infalível. É o caso da Mesa de Centro Cristal , peça de Bernardo Figueiredo relançada em agosto 2017, a que hoje damos destaque.
Um móvel para a vida
Em 2011, a Schuster deu início ao trabalho de reedição de algumas das principais peças de Bernardo, que é um nome incontornável do design brasileiro. Bernardo nasceu no Rio de Janeiro, em 1934, e veio a falecer em maio de 2012. Em 1957, formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e já na década de 60 ganhou notoriedade por ter sido convidado a desenhar alguns dos móveis do Palácio Itamaraty, edifício sede do Ministério das Relações Exteriores que fica em Brasília. Essas criações viriam a se tornar peças icônicas do design nacional, como a Cadeira Bahia e a Poltrona Rio, que ganhou recentemente destaque aqui no blog.
Atualmente, ao todo 19 móveis de Bernardo integram o catálogo da Schuster. Bernardo era adepto do que chamava de “desenho brasileiro”, produzindo um mobiliário que valorizava os materiais e as técnicas do nosso país, como o couro, a palhinha e a madeira, especialmente a jacarandá. As suas criações dão, assim, expressão à originalidade da nossa cultura.
A Mesa de Centro Cristal é produzida em madeira maciça e está disponível em todas as opções de madeira, à exceção de Pinnus e Carvalho. Ela possui um desenho clássico e simples, recorrendo ao tradicional formato oblongo (aquele que possui mais comprimento do que largura). Esse desenho atemporal e a qualidade dos materiais utilizados fazem deste um daqueles móveis dos quais podemos dizemos que “são para a vida”, peças que nunca sairão de moda, extremamente duradouras e resistentes.
O vidro, a que o nome da peça faz referência, é um material simples e prático, fácil de limpar.
Extremamente espaçosa, com um metro e meio de comprimento, a Mesa de Centro Cristal permite também abrigar inúmeros objetos de decoração, além de possuir espaço suficiente para poder apoiar petiscos, bandejas, copos e bebidas durante um jantar entre amigos.
Com a reedição da Mesa de Centro Cristal, a Schuster proporciona a oportunidade única de levar para casa mais uma das criações icônicas do mestre Bernardo Figueiredo.