Schuster Coleção 2017/2018: Poltrona Abas

Publicado em 09/01/2018

A palavra “habitar” vem do latim habitare, vocábulo relacionado a “viver”, “morar”, mas também a “hábito” no sentido de roupa ou indumentária. É como se a casa onde habitamos fosse uma roupa de grandes proporções, na qual nos abrigamos do resto do mundo.



Aquilo que colocamos dentro das nossas casas fala muito sobre quem somos, sobre como nos definimos e sobre o que desejamos para as nossas vidas. Os móveis pertencem por isso à esfera do íntimo e constituem também um meio de expressão único.



Nessa esfera do íntimo que sobressai em cada casa, podemos limitar pelo menos duas categorias de móveis: os móveis de ver e os móveis de usar. De fato, gostar de observar um móvel não significa necessariamente gostar de usá-lo. Por isso, a união dessas duas categorias – do ver e do usar – é sempre um encontro feliz e digno de ser exaltado. Eis o que acontece com a Poltrona Abas, peça única da Coleção Schuster 2017/2018 assinada pelo arquiteto Leandro Garcia, a que hoje damos destaque.



 



Poltrona Abas: móvel do ver e do usar



A geometria da Poltrona Abas é resultado de uma forma quadrada inscrita em um círculo. A interseção dessas duas formas tão diferentes dá origem ao assento e ao encosto, que são ambos estofados de modo a proporcionar maior conforto. A estrutura resultante origina também a estrutura de madeira dos braços, que são mais largos, proporcionando um conforto adicional. Os braços possuem um detalhe de trabalho em madeira, cujo desenho acompanha a curvatura das abas, reforçando o caráter geométrico da peça.



Essa área prolongada, reservada ao apoio para os braços, tem tanta importância para a estética a para a funcionalidade do móvel que o vocábulo “abas” é mesmo elevado ao estatuto de nome da Poltrona. Esse termo remete também aos sentidos de proteção e aconchego, em tudo relacionados à função deste móvel.



Os braços também possuem um detalhe de trabalho em madeira. Esse aspecto,  cujo desenho acompanha a curvatura das abas, reforça o caráter geométrico original da peça, agregando-lhe beleza e sofisticação.



A Poltrona Abas é, portanto, uma peça que agrada de imediato o olhar e, simultaneamente, funcional e bastante ergonômica. Trata-se, assim, de um móvel do ver e do usar.



 



A forma ultrapassa a função



A Poltrona Abas é produzida em madeira e compensado multilaminado. O assento e o encosto são estofados, disponíveis em espumas de alta resistência e de poliuretano. Os acabamentos do assento e do encosto estão disponíveis em todas as opções de tecidos e couros, conforme mostruário.



A Poltrona Abas possui uma estética versátil, podendo figurar tanto em ambientes com uma decoração mais clássica, quanto aqueles que adotam um toque mais moderno e vibrante. Ela é perfeita para a sala de estar, para o home office ou mesmo para o quarto.



Esta peça de Leandro Garcia opera, assim, uma reinvenção daquela famosa máxima do design segundo a qual a “forma segue a função”. De fato, essa fórmula se torna inoperante diante o desenho desta peça que, mesmo sendo ergonômica e utilitária, carrega em si os traços do belo e do inventivo. Quando isso acontece, dizemos que a forma ultrapassa a função. A Poltrona Abas é por isso uma peça com potencial para agradar a todos os amantes da arte da decoração.


Veja também