06/02/2017

Espirais de sonho

Desenhar é a integridade da arte. Não há possibilidade
de trapacear. Ou é bom ou é ruim.
A frase de Salvador Dalí , mestre do surrealismo que foi amigo de Zeka Marques, define de forma magnífica a arte de desenhar.


Zeka Marques está passando uma temporada no Brasil, dividida entre Porto Alegre, Gravatal e São Paulo, onde trata dos lançamentos de perfumes da sua grife. Na última semana, quando esteve de aniversário, completou a montagem de uma coleção de desenhos e algumas telas a óleo nos espaços da loja Schuster.

Os desenhos de Zeka - alguns inspirados em espirais - e apresentados através do discurso da escritora Marguerite Yourcenar ao tomar posse na Académie Française de Lettres - impressionam pela leveza e qualidade do traço e têm diversidade de temas. As telas, algumas com coloridos fortes, compõem outro tanto da exposição que está aberta ao público.

Samuel Schuster e Zeka Marques estão acertando a data para um coquetel com convidados especiais para brindar à mostra no mês de março.

Outra boa parte do tempo, Zeka está dedicando a coletar os dados para o capítulo que vai escrever para o livro coordenado pelo conde Gui de Castejá, que dirigiu o projeto Via Brasil, com repercussão em Paris e outras latitudes.

http://www.osul.com.br/espirais-de-sonho/