Schuster Coleção 2017/2018: Poltrona Flow

Publicado em 31/10/2017

Na obra “Cadeiras Brasileiras”, Adélia Borges nota que os assentos são tão importantes em nosso dia a dia que até os astronautas possuem os seus, embora só os usem como referência. De fato, mesmo no espaço sem gravidade, onde não é preciso, nem possível, sentar-se, os assentos estão lá apenas para cumprir a função de evocar um ambiente habitado. É que poucas coisas, afirma a autora, são tão humanas quanto o ato de se sentar.



Sinônimo de aconchego, a poltrona é um assento com características singulares. Situando-se entre a cadeira e o sofá, ela se constitui um item de desejo para todos os amantes da decoração.



A bela Poltrona Flow, que abrilhanta a  Coleção Schuster 2017/2018, foi criada pela dupla de designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog, da premiada grife carioca Lattoog, cuja Cadeira Pantosh ganhou destaque aqui no blog recentemente.



Especializada em “bons desenhos e boas ideias”, conforme afirma Leonardo, a Lattoog consegue aliar, em suas criações, a tecnologia de ponta à poeticidade e à inventividade característica dos verdadeiros objetos de arte. O resultado são peças funcionais, com uma geometria arrojada e elegante, sem nunca esquecer o conforto e a ergonomia.



A Poltrona Flow



A filosofia da Lattoog não poderia estar mais em harmonia com os valores da Schuster como está. A preocupação com o conforto, a elegância e o caráter único das criações é, de fato, uma das particularidades da marca gaúcha.



O desenho da Poltrona Flow sabe conjugar, com maestria, tradição e inovação. Os elementos tradicionais ficam por conta do aspecto convencional de poltrona, que salta à vista num primeiro olhar. Contudo, uma observação um pouco mais detida revela que parte da estrutura de madeira da peça sofre distorções e parece “amolecer”, o que imprime surpresa e uma pegada inovadora e contemporânea à Poltrona Flow.



Trata-se de um efeito alcançado por meio de técnicas construtivas, desenvolvidas na Schuster com laminados prensados, curvados e boleados, que atestam a qualidade de mais de 50 anos de experiência no ramo da marcenaria de alto padrão.



Simplicidade, sofisticação e conforto



Além dos aspectos já elencados, a simplicidade e a sofisticação são outras características da Poltrona Flow. Os acabamentos, de primeira qualidade, estão disponíveis em lâminas de madeira moldada e nas madeiras maciças Jequitibá e Catuaba.



O estofado é constituído por três almofadas independentes – duas maiores, que perfazem o assento e o encosto, e uma almofada menor, pensada para proporcionar ainda mais conforto. Fabricado em percintas italianas, material extremamente resistente, considerado um dos melhores para esta finalidade, o estofado está ainda disponível em todas as opções de tecidos e couros.



A Poltrona Flow pode figurar em diversos ambientes, complementando a decoração de espaços como a sala de estar, o quarto ou o home office. Com dimensões generosas (cerca de 90 cm de largura), ela é espaçosa o suficiente para sentar “se esparramando”, proporcionando conforto aos momentos de ócio e descanso durante a leitura de um bom livro, pausas mais que bem-vindas na vida agitada de hoje em dia.



Com esta peça, Leonardo Lattavo e Pedro Moog demonstram que poucas coisas são mesmo tão humanas quanto o ato de se sentar.


Veja também