Schuster Coleção 2017/2018: Mesa de Centro Cob

Publicado em 18/12/2017

Nas salas de estar, as mesas de centro ocupam uma posição de destaque, sendo tão importantes quanto o sofá ou as poltronas. De fato, à volta dela gravitam os demais móveis e objetos de decoração, o que faz com que a escolha de uma boa mesa de centro, em harmonia com a decoração do ambiente, seja fundamental.



A Coleção Schuster 2017/2018 conta ao todo com seis distintas mesas de centro, assinadas por diferentes designers brasileiros. Hoje apresentamos a Mesa de Centro Cob, uma das peças mais originais e criativas da nossa Coleção, que leva a assinatura do carioca Frederico Cruz. Frederico, que é arquiteto de formação, adota como base para o seu trabalho o aprendizado durante o curso de arquitetura. Assim, traços, formas, volumes, proporções e sistemas construtivos e estruturais, importados das criações arquitetônicas, são aplicados no design mobiliário, produzindo peças com originalidade e funcionalidade.



Uma releitura dos cobogós



 



A inspiração para o desenho inconfundível da Mesa de Centra Cob vem precisamente de uma estrutura arquitetônica: a da volumetria dos cobogós. Trata-se de estruturas vazadas, utilizadas em paredes e muros, feitas de concreto ou cerâmica, que substituem os tijolos tradicionais, apresentando muitas vezes desenhos inspirados na natureza. Por possuírem uma estrutura vazada, eles são também muito utilizados para promover a ventilação e a luminosidade nos ambientes. Assim, além de produzir o aspecto inusitado que replica na peça a mesma estrutura das paredes de cobogós, esta inspiração agrega à peça os traços do natural, da luz e da leveza.



O vidro, que integra o tampo, proporciona um belo jogo de luz e sombra, de cheios e vazios na estrutura do móvel, resultante do arranjo não linear de um mesmo módulo. Desse modo, a mesa ganha um aspecto diferente conforme a iluminação do ambiente incide sobre ela ou conforme o ângulo de onde é observada.



Versátil e funcional



A Mesa de Centro Cob é praticamente toda laminada, apenas com os pés em madeira maciça. O formato da peça pode ser quadrado ou retangular, o que agrega versatilidade a este móvel. As mesas de centro quadradas são ideais para salas com o formato quadrado. Já para as salas retangulares, as mesas do mesmo formato são as mais recomendadas, ajudando a criar uma sensação de continuidade no cômodo.



A peça é bastante espaçosa, podendo medir até dois metros de comprimento. Essa característica reforça a vocação funcional deste móvel, que pode não só abrigar objetos de decoração, mas também possui espaço suficiente para poder apoiar petiscos, bandejas, copos e bebidas durante um jantar entre amigos.  Outro aspecto funcional é a altura de 25 centímetros, ideal para este tipo de peça, tendo em vista que a maior parte dos sofás, cadeiras e poltronas possui cerca de 40 centímetros de altura.  A Mesa de Centro Cob conta ainda com quatro pés, que lhe dão sustentação.



Assim, todas as características desta peça fazem dela uma excelente escolha para uma sala de estar, ajudando a dar ao ambiente um bem-vindo toque de originalidade.


Veja também